sábado, 15 de dezembro de 2018

Factos notáveis ocorridos da Fortaleza de S. Fernando, em >Moçâmedes: O Capitão Schubert






O Capitão Schubert


No ano de 1914, antes do inicio da 1ª Guerra Mundial, Portugal tinha em Angola uma Missão de delimitação de fronteiras com o Sudoeste Africano (actual Namibia), chefiada pelo coronel Carlos Roma Machado Faria e Maia, que tinha o seu acampamento perto do rio Cunene. Desta Missão faziam parte dois alemães, o Dr Schubert e o Dr Vagler. Logo que a guerra deflagrou, como a missão estava isolada, sem quaisquer meios de comunicação com o exterior, o Governador da Huila mandou dar a notícia ao chefe da Missão, por estafeta, informando-o do início das hostilidades, entre a Alemanha e os aliados. Nessa mesma noite os dois alemães, ao saberem do início da guerra, desapareceram, levando o cavalo do chefe da Missão.

O Dr Vagler (que levou o cavalo), seguiu para o sul, enquanto o Dr Schubert seguiu para norte (1), acabando por ser preso no Chacuto, por Alvaro Morgado, de Moçâmedes, a duzentos quilómetros da cidade. A este alemão foi-lhes encontrado um mapa do Sul de Angola, que tinha sido eleborado pelo General João de Almeida, o único mapa correcto e o mais completo que existia na altura.

Schubert foi levado para a Fortaleza de S. Fernando, onde ficou preso, a aguardar a organização do processo, no qual declarou ser neto do compositor austríaco Schubert, ser oficial do Exército alemão, capitão da guarda militar do Imperador , e que tinha vindo a Angola com a finalidade de obter informações militares.

Após a organização do processo Schubert foi enviado para Luanda. Foi intérprete na elaboração do processo de Schubert, Serafim de Figueiredo, natural de Moçâmedes, que pouco antes tinha regressado da Alemanha, onde fizera os seus estudos secundários.

(1) Santos, Ernesto Moreira dos (ten). Cobiça de Angola, Guimarães, 1957, pp. 40 e 41.




Sem comentários: